quinta-feira, 12 de abril de 2012

SAIBA MAIS...



Cuidados especiais para seu bebezinho ter uma vida longa, feliz e saudável!


As orientações contidas aqui têm pôr objetivo auxiliar o novo proprietário no manejo diário e adequado do filhote.

POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO! LEMBRE-SE: Filhotes são seres vivos, frágeis, sentem dor, manifestam sentimentos, podem e devem ser educados, comportam-se de acordo com o tratamento que recebem das pessoas com quem convivem, necessitando de um ambiente adequado. Têm necessidades fisiológicas (defecam e urinam), assim como exalam odor característico da espécie. Hoje é a primeira noite do filhote em seu novo lar, trate-o com carinho e paciência, assim você estará ajudando-o a superar o momento de afastamento de seus irmãos, mãe e pessoas com quem estava acostumado. Cuidando do seu filhote com amor e carinho, terá em troca um amigo fiel, inteligente e alegre.

Para isso, alguns cuidados devem ser tomados: Alimentação Filhotes a partir de 45 dias de idade: ração para filhotes certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos, sabores e marcas no mercado, mas sempre escolha uma ração super Premium, nós recomendamos a ROYAL CANIN MINI JUNIOR. Na ração o filhote encontrará tudo que ele precisa para ser um filhote feliz e saudável. Os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos, eles passam a comer menos à medida em que vão crescendo, assim, reduza o número de refeições gradativamente.

O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia, a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade.

O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal È necessário manter sempre limpo o comedouro do bebe, de preferência um comedouro de inox, pois é mais higiênico e prático para limpeza e lembre-se, nunca coloque o bebedouro e o comedouro próximo de onde o filhote faz a suas necessidades.

De água somente mineral para seu filhote, trocando a água por diversas vezes ao dia para que ele tenha água sempre fresquinha Restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer.

O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares; mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarréia. EVITAR: frutas ácidas e gordurosas. NUNCA DE LEITE AO FILHOTE.
Ossinhos comestíveis, biscoitos e outros petiscos só devem ser oferecidos após os seis meses de vida do filhote. Alerte as crianças a respeito de NÃO oferecer o que comem ao filhote.

Banho Quando você adquirir um filhotinho, lembre-se que ele estará entrando em um mundo novo, pessoas diferentes, ambientes diferentes, ao dar banho no bebe logo que chegar em casa ele pode ficar estressado, assustado deixando sua imunidade baixa podendo vir causar algum probleminha de saúde, por isso aconselhamos que o primeiro banho do bebe seja dado depois da 1ª semana em casa, assim ele já estará totalmente a vontade na casa nova. Se preferir na primeira semana do bebe, você pode usar em casa, um produto comprado em pet que se chama banho a seco, você poderá utilizar este produto no bebe, escovando e secando com secador, porem, é importantíssimo lembrar que é proibido leva-lo ao pet para dar banho enquanto não estiver totalmente vacinado! O banho deve ser dado com água morna e xampus neutros próprios para animais ou sabonete. Tomar cuidado para não entrar água e sabão nos olhos e orelhas. Enxaguar bem o filhote.

Tire o excesso de água com uma toalha limpa e seque com secador tomando cuidado para não queimar o bebe. Escove-o bem, seque bem as orelhas e patinhas, pois se ficarem úmidas pode causar fungos. No inverno evite banhos. Procure escovar o seu Shih Tzu, pois assim você estará eliminando os pêlos mortos, escamações de pele morta e outras impurezas. Escove-o pelo menos 3x na semana, primeiramente com o pente de aço e depois com a rasqueadeira...isso é importante pois seu filhote além de ficar lindo, ficará relaxado e muito feliz.

Vacinação Todos os cães necessitam receber a vacinação para evitar a hepatite, cinomose, parvo virose, leptospirose, para influenza, corona virose, e a mais conhecida de todas as doenças: a raiva, contudo, o filhote não as deve receber todas de uma vez, é preciso esperar o tempo certo, por isso, NUNCA vacine o filhote por conta própria, peça SEMPRE a orientação de seu veterinário para que o procedimento seja feito corretamente e o seu filhote fique devidamente prevenido contra todas as doenças. “ TODOS OS CÃES DEVEM SER REVACINADOS ANUALMENTE,DURANTE TODA A VIDA”.

No período de vacinação jamais descuide-se do bebe, ele somente estará totalmente imune de doenças virais a partir de 21 dias após ter tomado a 3ª dose de vacina.

É preciso tomar certos cuidados: não passear com o filhote na rua, não levá-lo para tomar banho em pets, não deixar o bebe cheirar os sapatos quando chegarem em casa, não deixá-lo entrar em contato com outros animais que você não conheça, evite deixar pessoas estranhas passarem a mão no bebe e principalmente tocar em sua boquinha.

Todos estes cuidados são importantíssimos para você ter um bebezinho saudável e sem riscos. Vermifugação: Os vermes são os grandes vilões dos cachorros, principalmente dos filhotes.

Por isso, o seu amiguinho está sendo entregue aos cuidados devidamente vermifugado nas primeiras doses. Porém, você deverá reforçar essa vermifugação para garantir a perfeita saúde dele.

Em caso de vermifugação necessária, é imprescindível que entre em contato com o Criador.

Depois de adulto vermífuga-lo a cada 6 meses para que continue sempre bem protegido. Site do filhote Criando com muito amor e carinho especialmente pra você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário